quarta-feira, 1 de abril de 2009

PREPARO DE OFERENDAS PARA EXÚ





OFERENDAS DEVEM SEGUIR OS RITUAIS CERTOS E FEITAS COM RESPONSABILIDADE, NÃO SÃO AVENTURAS E NEM TÃO POUCO BRINCADEIRAS.
OS PASSOS ABAIXO "TÊM QUE SER SEGUIDOS".

*Sempre leia várias vezes e forme o quadro mental do que está sugerindo a oferenda, para ter certeza que entendeu, antes de aventurar-se.

* Tome seu banho de descarrego com 1 litro de água para 3 galhos de arruda, 3 dentes de alho e 3 ramos de alecrim, antes de qualquer entrega. Aliás esse banho é excelente de ser tomado 1 vez por semana, sempre que possível, com ou sem oferenda.
* Antes de qualquer entrega de oferenda, acenda uma vela branca para o seu anjo da guarda, em local mais alto que a sua cabeça. Tome cuidado que esteja bem firme e que não ofereça riscos. Se puder acender a de 7 dias, tanto melhor. Se for a vela de 7 dias acenda no dia da oferenda ou 1 dia antes, não retire da embalagem plástica e coloque-a dentro de um vidro, (tipo o de maionese grande).

O banho de descarrego também pode ser tomado um dia antes, sempre do pescoço par baixo e depois do banho de higiene, nunca antes.

*O local da entrega, deve ser escolhido e visitado previamente, e também já deixe definido mais ou menos, o dia e a hora da entrega, de modo que a entidade também já esteja preparada para o recebimento.

*Não faça entregas em locais perigosos, procure um Terreiro que ofereça possibilidade de receber entregas, mesmo que não solicitadas por eles. Alguns têm em sua área externa, locais para oferendas.
Se não for possível, procure um jardim, bosque, campo, mata, cachoeira, rio ou parque e visite previamente.

*As oferendas para Exú, tradicionalmente são entregues em encruzilhadas abertas, mas o ideal é que essas encruzilhadas sejam de chão batido, sem asfalto e longe de prostíbulos, açougues, manicômios, hospitais, boates, bares, cemitérios, delegacias e presídios, entre outros.

* Devido às dificuldades para encontrar encruzilhadas adequadas, têm-se preferido realizar as entregas em sítios (locais) puros da natureza, como os já citados acima. O problema é a poluição que gera com materiais não orgânicos, como as garrafas.

Um opção é utilizar todo o líquido no local, e recolher a garrafa, bem como os demais materiais. Nesse caso o alguidar onde será colocada a oferenda pode ser substituído por folhas de bananeira, couves ou as próprias folhas de mamona.

* Outro cuidado que se deve ter é que as velas fiquem bem firmes e apoiadas em forminhas de alumínio (tipo as de empadinhas) para não causar incêndios.

* E por último, mas não menos importante, é o horário da entrega, evite entregas noturnas, isso de Exú só trabalhar e receber oferendas á noite é um mito.
* A UMBANDA NÃO FAZ OFERENDAS COM CARNE, O AXÉ ANIMAL PODE SER SUBSTITUÍDO POR OVOS.
OFERENDA 1
ELEMENTOS:
1 alguidar número 2
500g de farinha de mandioca branca
1 vidro pequeno de azeite de dendê

7 pimentas (dedo de moça in natura)

1 cebola cortada em rodelas não muito finas

3 ovos cozidos, cortados ao meio no sentido do comprimento

1 garrafa de aguardente (É A QUE POPULARMENTE USA-SE, MAS PODE SER
SUBSTITUÍDA POR VINHOS, WHISKY, VODKA, CONHAQUE, CALDO DE CANA E ÁGUA DE COCO, - SE A ENTIDADE PEDIR UMA BEBIDA ESPECÍFICA, A MESMA DEVE SER SEGUIDA. SE A OFERENDA É UMA INICIATIVA PRÓPRIA, FICA À CRITÉRIO. EU GOSTO DE USAR CALDO DE CANA COM UMAS GOSTAS DE LIMÃO E CONHAQUE)
******A BEBIDA NÃO É PARA A ENTIDADE FICAR BÊBADA, O ALCOOL TEM SUA FUNÇÃO MAGÍSTICA DE TRANSMUTAÇÃO E ELIMINAÇÃO DE ENERGIAS DELETÉRIAS***********************************************
3 charutos
4 velas (metade preta , metade vermelha)
1 vela de Ogum (metade vermelha e metade branca)
3 folhas de mamona ( se for possível conseguir, melhor)

PREPARO
Lavar o alguidar e colocar a farinha, misturada com um pouco de aguardente e um pouco do dendê, fazendo uma farofa, não muito úmida, apenas para dar liga.
Deixar lisa e compacta no alguidar .
Colocar os ovos, as fatias de cebola e as pimentas, intercalando.
Cobrir com filme plástico. e levar numa sacola em separado dos demais materiais.
Numa outra sacola levar: as velas (cuidado pra que não estejam quebradas ou trincadas)
a aguardente (abridor de garrafa), os fósforos, os charutos e o abridor.

ENTREGA
Exú é o Senhor das Encruzilhadas, ms o Orixá ogum é o Senhor de todos os Caminhos.
No local da entrega, antes de começar, acenda 1 vela vermelha e branca para saldar o Orixá Ogum. Em seguida, acenda 1 vela vermelha e preta para o Exú Guardião do local, pedindo: licença e permissão para a realização da entrega.

Em seguida:
Forre o chão com as 3 folhas de mamona, formando um triângulo, e posicione o alguidar no centro. Retire o filme plástico, e regue o padê (nome da oferenda) com o azeite de dendê ( regue bem mas não encharque ).
Acenda os três charutos e os coloque em cima do alguidar, com as brasas para fora, formando um triângulo, na mesma direção das folhas de mamona.
(ou seja, quando você formar o triângulo com as folhas de mamona, ele deve ser feito de modo que os cabos fiquem para fora, 2 folhas de lado e 1 em cima, e os charutos acompanham essa formação, só que dentro do alguidar e com as brasas para fora da oferenda)

Abra a aguardente, primeiro derrame um pouco em volta da primeira vela acesa, que é a do Exú Guardião do local. Em seguida, derrame um pouco em volta do alguidar e deixe o restante dentro da garrafa aberta, ao lado da oferenda.
Por último acenda as 3 velas, também em forma de triângulo, cada um na ponta da direção de cada charuto.


OS FATORES QUE MOTIVARAM A OFERENDA
Oferendas podem ser realizadas por diversos motivos: *abertura de caminhos profissionais, *abertura de caminhos para o amor (mais comum nas oferendas de Pombas Giras, Ciganas, Oxum, Iemanjá e Iansã).
*Saúde, *limpeza espiritual, * fortalecimento espiritual e energético, etc...
Ou podem ser feitas por agradecimento por graças recebidas ou para uma conexão com os Orixás, fortalecendo o elo vibratório da energia do Orixá com a coroa (cabeça) do médium, para que seu Ori (cabeça) possa se fortalecer com o Axé (força, energia) do Orixá.
O fato é que as oferendas sempre são para o nosso benefício.
Mas nos casos de oferendas aos Exús, elas servem não par a entidade se fartar de comer e beber, e sim para que a entidade, através da contra-parte etérica (energética) dos elementos ofertados, possa manipulá-los magisticamente em benefício de um determinado objetivo nosso.


PEDIDOS OUTROS
Nunca faça oferenda, visando prejudicar alguém, pois quem irá recebê-la e realizar o que você pediu não é um EXÚ GUARDIÃO e sim um KIUMBA (espírito atrasado) VOCÊ PODE CONSEGUIR REALIZAR SEU PEDIDO CONTRA ALGUÉM, MAS SERÁ PUNIDO COM LIGAÇÃO A ESSE ESPÍRITO QUE IRÁ INFERNIZAR A SUA VIDA TAMBÉM, E AUMENTARÁ A SUA LIGAÇÃO À ESSA PESSOA QUE TANTO ODEIA. PENSE BEM!!!

EXÚS GUARDIÕES DE LEI, NÃO FAZEM O MAL.
PARA SABER MAIS SOBRE O TRABALHO DOS EXÚS ACESSE

""'Raramente fazemos oferendas, sem pedidos ou objetivos...
....Então quem é que precisa, nós ou eles......"""

*Se você não tem nenhum conhecimento sobre Umbanda, ou se não é médium, o melhor, é procurar um Terreiro e dizer que gostaria de fazer uma oferenda.
Há Terreiros, Pais de Santo ou médiuns que trabalham sozinhos, que cobram.
Isso é uma polêmica, que não pretendo discutir, aqui.
A maioria dos Terreiros de Umbanda não cobra, pelos atendimentos e trabalhos.
O fato é que Exú não é para se brincar, se sabe o que está fazendo, se já tem intimidade com a religião, pode fazer suas oferendas. Caso contrário, procure um Terreiro sério e peça orientação.
Não se contente, se não sentir firmeza no primeiro Terreiro, procure outro ou fique na sua. Não faça nada que seu coração e principalmente sua razão, não estiver aceitando.
CLAUDIA BAIBICH
PARA COPIAR, CITE A AUTORA.

17 comentários:

AOR-BRAZIL disse...

Que blog lindo!!
Adorei minha visita aqui Claudia... Continue assim nos brindando com o amor aos Orixás!
Que Oxalá nos abençoe!!
Fica na paz...

CLAUDIA BAIBICH disse...

Muito obrigada pela visita e pelo carinho.
Sucesso!!!
Claudia

Unknown disse...

Caludia muito lindo o blog.cade Nanã ,Obaluaê e Oxossi.Sera que vocce tem algum material deles?
Beijos no coração
Tania

CLAUDIA BAIBICH disse...

Obrigada Tânia,

Em breve postarei mais oferendas.
Tenho 8 BLOGS.
Tenho que dividir o tempo.
Saudações
Claudia

Anônimo disse...

Adorei minha visita ao seu blog, obrigado!
Axé

Anônimo disse...

Olá Claudia, adorei, muito bom mesmo!!! Gostaria de saber alguma entrega pra Exu Mirim. Obrigada!

Anônimo disse...

querida claudia adorei tbm o seu blog e gostaria muito de saber qual oferenda posso fazer para desmanchar demandas contra mim , sera que podes me ajudar? desde ja agradeco

Anônimo disse...

sou filho de fê, e estou aprendendo muito com a umbanda, espero me aprofundar mais nas matérias desse site, isso vai me ajudar muito no desenvolvimento e aprendizado para que eu possa desempenhar minhas funções e obrigações na umbanda e no centro a onde frequento.
Obrigado pela matéria

Anônimo disse...

Ana Maria
Olá Cláudia, depois de muito sonhar com os Exus descobri que o nº do meu destino é 8, que tenho a orixá Oxum de frente, a proteção de oxalá e Ogum e nasci no dia 24 de novembro de 1962, e que sou filha de Xangô,eu fazia um trabalho mediúnico num centro de mesa, até que parei e não consegui mais continuar, passei a sonhar com os orixás e algumas entidades da Umbanda, fui a um pai de Santo e fiquei sabendo da importância dos Exus na minha vida, na realidade eu gostei e resolvi fazer uma oferenda para esses guardiões que me protegem tanto, adorei as suas receitas e já escolhi uma, são lindas, parabéns!

Anônimo disse...

OLÁ CLAUDIA,
ESTOU COMEÇANDO MEU CAMINHO NA UMBANDA PRECISO ME REFINAR E SUA MATÉRIA FOI ESCRITA COM CONHECIMENTO E RESPEITO.
OBRIGADA.
ANA

Anônimo disse...

oi claudia meu nome é rosane.amo de paixão o seu blog.vc éuma pessoa séria no q faz.já tive muitos problemas espirituais por seguir certas orientações.muita gente faz uso da espiritualidade erradamente e acaba prejudicando e muito pessoas q são bebes na fé.claudia estou precisando muito de ofertar para molambo q tem me dado muitos problemas.me indique um lugar sério aonde eu possa me tratar.bjs.

Anônimo disse...

Olá...td bem???
Gostei muitos do blog, mas não sei copiar as oferendas..
Como faço.

BJs.
Elis.

Anônimo disse...

olá Claudia tudo bem ???
adorei seu blog , muito rico em detalhes ...parabens
Se possivel , gostaria que ajudasse em uma duvida ( em especifico , oferenda para EXU )
gostaria de saber se esta em especial que vc postou , se a mesma serve para todos EXUS...
MANGUEIRA ,,TRANCA RUA ,, MORCEGO ENFIM...
desde já lhe agradeço e tudo de bom pra vc ..

CLAUDIA BAIBICH disse...

Todas as Oferendas postadas podem servir à todos os Exús.
Não esquecendo que Exús da calunga e do cemitério usam tb velas pretas.
Axé!

CLAUDIA BAIBICH disse...

Oferenda para quebrar demandas só podem ser feitas se pedidas por uma entidade, e do modo que pediu. Não são propriamente oferendas e dim trabalhos de contra-demanda.
Podes acender vela a teu anjo da guarda com comnstancia, tomar banhos de descarrego, e oferendar a Ogum, pedindo proteção.

CLAUDIA BAIBICH disse...

Rosane não entendi com prtecisão o que deseja.

vanuzia disse...

oi cladia adorei o seu blog esta lindo parabens e muito sucesso bjs já sou sua fã